DICAS GERAIS

Rosto


Sombrancelhas

A parte superior dos óculos deve delinear as sobrancelhas.

Nariz

É a base do conforto. O tamanho da ponte deve encaixar perfeitamente no nariz, não deve apertar, para não deixar marcas na a pele, por isso escolha peças leves.

Armações para cada tipo de rosto


Rosto quadrado

Aros com cantos retangulares.

Rosto redondo:

Aros quadrados, linhas retas ajudam a afinar o rosto.

Rosto triangular:

Aros redondos, estreitos e ovais, aros inferiores retos e curtos.

Rosto oval:

É o rosto ideal, combina com vários tipos de armações.

Rosto grande:

Fuja das peças maiores, as hastes não devem marcar as têmporas.

Cores


A cor da pele e dos cabelos interferem na escolha da armação, o ideal é provocar um contraste:

Loiro (a)

Tons escuros e coloridos, armações douradas.

Moreno (a)

Todas as cores caem bem.

Negro (a)

Tons âmbar (entre o acastanhado e o amarelado), armações em metal preto envelhecido.

Ruivo (a)

Tons preto, vinho e vermelho "Ferrari".

Tipos físicos


Estatura baixa

Os modelos adequados são os menores que deixam o rosto livre mais suave. As cores podem ser exploradas, enquanto os formatos devem acompanhar as linhas do rosto. Peças muito grandes e exóticas deixam o baixinho menor ainda.

Estatura alta

Uma pessoa alta, tem a seu favor a sua postura esguia que favorece um visual mais glamouroso, podendo arrojar nos tamanhos e nas formas.

Gordinhos (as)

As pessoas mais "cheinhas" devem se preocupar para que os óculos não fiquem muito pequenos no rosto, principalmente nas laterais. As hastes precisam estar adequadas às têmporas, pois normalmente formam marcas profundas, como "canaletas" na pele. Além de causar ferimentos, provocam dores de cabeça, cansaço e desconforto. O rosto por ser mais largo, como as bochechas são mais salientes, caia de cabeça nas armações que afinem o rosto.

Magras (os)

Geralmente são pessoas com traços delicados, portanto modelos leves, sem muito aplique para proporcionar leveza no visual.

Carecas

Neste caso, falta um complemento na imagem - os cabelos. Para ajudar na composição do contorno do rosto, o conselho é investir nos óculos arrojados, com atitude, uma vez que o careca não tem interferência de cor ou volume dos cabelos, pode abusar das peças arrojadas e modernas.

Barba, bigode e cavanhaque

A pessoa com essas características deve fugir dos aros marcantes, peças muito pesadas carregam a aparência, que fica enfeitada demais. A barba, o bigode ou o cavanhaque deixa o seu estilo com características fortes, sendo assim aliviar nos modelos dos óculos é a melhor saída.

Franja

A mulheres devem tomar muito cuidado com a escolha da peça, para não acontecer de "amassar" a franja, na hora de vestir os óculos. Desta forma, os óculos muito altos, que cubram as sobrancelhas, devem ser evitados.